gustavo ferreira 711007 unsplash copy - Como será a transmissão de jogos de futebol em 2019?
Futebol

Como será a transmissão de jogos de futebol em 2019?

Para quem acompanha futebol, poder assistir as partidas, seja em casa ou nos estádios, é algo essencial. Afinal, quem não deseja ver ao vivo os melhores lances de seu time do coração? Até o ano de 2018, a principal forma encontrada para quem desejava assistir um jogo ao vivo era através dos canais do Grupo Globo, que abrange o canal de TV aberta Globo e os canais fechados SporTV e Premiere.

Porém, a realidade para quem deseja acompanhar os principais campeonatos de 2019 não é tão tranquila, afinal, pela primeira vez desde 1987 que o Grupo Globo não entra em acordo com o Clube dos 13 — conglomerado dos 16 principais times de futebol do Brasil e que, de forma geral, dita regra sobre a transmissão dos jogos.

people 1284253 1280 Recovered copy - Como será a transmissão de jogos de futebol em 2019?

 

Devido discordâncias em relação a transmissão de alguns jogos — por exemplo, a priorização de alguns times para a transmissão em TV aberta, mesmo em jogos decisivos aos campeonatos — além da interessante oferta recebida de um conglomerado privado, times como o Atlético Paranaense, Bahia, Internacional , Palmeiras e Santos assinaram um contrato de parceria com o canal Esporte Interativo para a transmissão do Campeonato Brasileiro até 2024.

A parceria com a corporativa Turner parecia sólida e segura, todavia, o acordo entre os times e outro grupo de entretenimento influenciou diretamente na negociação entre os times e o Grupo Globo, que reduziu drasticamente a oferta de pagamento pela transmissão dos jogos.

Em teoria, os direitos de imagem do time e seus jogadores é de livre oferta, podendo ser negociado com quantos canais sejam de seu interesse. Na prática, é preciso um equilíbrio delicado entre times e canais, afinal, apenas quando o canal tiver o contrato dos dois times que poderá ocorrer uma transmissão ao vivo.

Para que haja uma noção completa, o SporTV tem direito a transmitir ao vivo 156 jogos, enquanto o Grupo Turner pode transmitir 42 partidas. No limbo ficam 182 jogos, que não poderão ser transmitidos por nenhum dos grupos, já que se tratam de “partidas mistas” cujos times cederam os direitos de imagem para empresas diferentes.

soccer 186839 1280 - Como será a transmissão de jogos de futebol em 2019?

A situação fica ainda mais complexa ao se considerar que o Grupo Turner anunciou em agosto a desativação dos canais Esporte Interativo, e com isso, a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro deve ser migrada para os canais Space e TNT, competindo por espaço com os demais programas da grade regular dos canais.

O Grupo Globo, pioneiro e maior referência na transmissão do Campeonato Brasileiro, já manifestou publicamente que existe uma possibilidade real e concreta da transmissão parcial do campeonato, perdendo assim o principal atrativo para a contratação de seus canais fechados, que era a transmissão ao vivo de todos os jogos do campeonato.

Quanto aos times, alguns já passaram a organizar o orçamento de 2019 sem considerar o adicional pela transmissão de imagem, outros negociam com as empresas patrocinadoras os possíveis ajustes que podem ser realizados e ainda há quem não se manifeste a respeito, deixando que a negociação siga sigilosa até o início do próximo campeonato.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *