Revista sportiva copy - Estatística e futebol: como prever o futuro de seu time
Futebol

Estatística e futebol: como prever o futuro de seu time

Há quem diga que a prática de esportes envolve sorte, sina ou uma habilidade nata. Na verdade, muito mais que um dom, o treino, esforço pessoal e técnicas determinam o sucesso ou fracasso de um jogador e time.

No nosso caso, como meros espectadores, a principal forma de obter informações precisas e concretas é através de uma profunda estatística.

Através de uma análise apurada, é possível antecipar alguns resultados ao se observar as tendências de comportamento de um time. Com a comparação de dados de algumas partidas, é possível, inclusive, auxiliar um time na contratação de um jogador e prever se ele irá se adaptar ou não ao elenco atual.

A análise estatística do desempenho no futebol é uma prática consideravelmente recente, já que até pouco tempo creditava-se o bom desempenho de um time a sorte ou ao “pulso firme” do treinador. Porém se isso fosse verdade, bastaria uma escalação com grandes nomes do esporte para garantir a vitória de um time.

Na verdade, o que se observa é que equipes que investem na consultoria de especialistas em estatísticas do esporte, seja em empresas especializadas ou como auxiliares técnicos particulares, tem obtido melhores resultados nas competições que participam.

Esses profissionais influenciam diretamente o esquema tático e convocações, auxiliam treinadores a compreender o time adversário e em muitos casos ganham bônus conforme os resultados obtidos.

De fato, no momento da análise estatística de um jogador, questões subjetivas como gostar ou não de um determinado jogador ou a fluidez de um jogo não são relevantes. Esses fatores não podem — e não são — desconsiderados em uma análise geral do desempenho, porém para fins estatísticos, eles são deixados em um segundo plano.

Um exemplo prático de que a estatística pode superar a afinidade foi a contratação do lateral Richarlyson pelo Atlético Mineiro em 2010. Na época, mesmo tendo participado de três importantes vitórias pelo São Paulo, Richarlyson estava longe de ser um favorito da torcida. Porém, quando o Atlético Mineiro precisou buscar um reforço para o seu time, as estatísticas de Richarlyson foram muito mais importantes que o apoio popular.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *